segunda-feira, 25 de março de 2013


   


FÓRUM  DE TECNOLOGIA DA UFT MOSTRA PRÁTICAS DE ESCOLAS  TOCANTINENSES  LIGADAS AO PROUCA                   
Por  Uagne Coelho  
22 de março de 2013
O I Fórum de Tecnologia, Educação e Mobilidade da Universidade Federal do Tocantins, iniciou na  quinta-feira (21), no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica), Câmpus de Palmas. Com foco na integração das tecnologias ao currículo escolar, mobilidade e portabilidade das tecnologias e do conhecimento, o evento reúne professores da rede estadual e municipal, gestores escolares e alunos.


 O evento contou com a participação de pesquisadores da PUC/ SP e da UNICAMP/SP












Oficina Prática realizada pela equipe da  Escola William ( Uagne,Franciane, Gil Marcos)   que também contou com uma representante da SEMED/Araguaína, a Diretora de Ensino, Marcélia Pereira  de Sousa Leal.

Na tarde do primeiro dia de fórum,  a Escola Municipal William Castelo Branco Martins  ministrou uma oficina    com a temática Possibilidades de uso do laptop nas ciências humanas: praticando a teoria , que contou com a participação de mais de vinte visitantes.  Essa oficina  apresentou experiências  práticas  de    como a  tecnologia contribui  no processo de inclusão dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais.

Já na  tarde  desta sexta-feira (22),  durante a apresentação  “Aprofundamento de estudo II: Influência do planejamento e da gestão da formação nas práticas pedagógicas  no Contexto da Escola ” a professora  formadora do Prouca da Escola Municipal William Castelo Branco Martins , em Araguaína,  Franciane Mota da Silva , mostrou práticas tecnológicas adotadas na escola a partir da implantação do  UCA e ainda destacou  como   um dos  pontos  principais do sucesso do UCA na instituição  o apoio e o incentivo da  gestora Sílvia Marques da Silva Sampaio, que abraçou  projeto na escola desde sua implementação, em 2010.

Apresentação do  Aprofundamento sobre gestão  da formação nas práticas pedagógicas pela equipe UCA da Escola William



O desenvolvimento dessas atividades contou   com a supervisão dos professores  da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/SP), José Armando Valente e as professoras da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Elizabeth Almeida e Aglaé  Cecília Alves, que estavam presentes na explanação.
Ao final da apresentação, Valente destacou a importância da autonomia do aluno em explorar os recursos tecnológicos, ressaltando  relevâncias de  atividades a partir do uso dos recursos da tecnologia  como  potencializadores nas diferentes etapas de aprendizado dos alunos. A professora da PUC/SP, por sua vez, destacou a  contribuição  do planejamento ao se trabalhar com os alunos novas tecnologias. “É importante o uso dos laptops pelos alunos, a partir de uma orientação dos professores, porém é preciso estender o uso dessa tecnologia além da escola”, defende ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário